O País – A verdade como notícia

Trump diz que “Biden rendeu-se aos talibãs”

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cuja administração iniciou a saída das tropas americanas do Afeganistão, acusou o presidente Joe Biden de se ter “rendido” aos talibãs e alegou que a situação seria “completamente diferente” se ele estivesse no cargo.

“Primeiro, Joe Biden rendeu-se à COVID-19 e voltou com mais força. Depois rendeu-se aos talibãs, que rapidamente tomaram controlo do Afeganistão e destruíram a confiança no poder e na influência americanas. O resultado no Afeganistão, incluindo a saída, teria sido completamente diferente numa administração Trump”, disse o ex-presidente, esta segunda-feira, através de comunicado, citado pelo Notícias ao Minuto.

A administração de Donald Trump negociou os termos da saída dos militares norte-americanos do Afeganistão até dia 1 de Maio, data que Joe Biden, depois, antecipou. O republicano chegou a agendar uma reunião entre os líderes afegão e talibã, em 2019, mas acabou por ser cancelada.

Agora, após os talibãs terem assumido o controlo do país, Trump responsabiliza a actual administração, e diz que Biden “devia demitir-se envergonhado” pelo seu papel na saída das tropas americanas do Afeganistão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos