O País – A verdade como notícia

Zuma falta ao tribunal

Dito e feito. O ex-presidente sul-africano Jacob Zuma faltou hoje ao tribunal constitucional. Zuma é acusado de vários crimes de corrupção alegadamente cometidos durante o seu tempo no poder.

Tal como havia jurado, Jacob Zuma não compareceu esta segunda-feira perante a comissão de inquérito para responder sobre dezenas de acusações de corrupção.

Os advogados de defesa já haviam informado à comissão sobre a ausência de Zuma que ainda se vai registar por toda a semana.

A defesa acrescentou que a intimação emitida para que Zuma se fizesse presente perante o vice-chefe da Justiça, Raymond Zondo, era irregular.

Por sua vez, Zondo já havia avisado que caso Zuma faltasse ao julgamento, teria de enfrentar novas acusações de desobediência de justiça, tendo reiterado que ele não está acima da lei.

Zuma de 78 anos já havia adiantado a justificativa da sua ausência, acusando a comissão de inquérito de trata-lo de maneira parcial o que o levou a desistir de colaborar com a justiça, ainda que isso implicasse na sua prisão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos