O País – A verdade como notícia

Zuma anuncia ensino superior gratuito para estudantes pobres

O ensino superior na África do Sul passa ser gratuíto para todos os estudantes da Escola Superior de Educação e Treinamento Técnico cuja renda anual não passa de 350 mil rands. A decisão foi tomada este sábado pelo presidente Sul-africano Jacob Zuma, de acordo com o News 24.

A partir de 2018, o governo vai passar a subsidiar por completo as despesas académicas dos universitários durante cinco anos da sua formação que incluem o ensino, material escolar, refeiçoes, acomodação e transporte. A medida mostra-se oportuna, depois de centenas de estudantes universitários  terem repetidas vezes protestado, no ano passado, contra o aumento de propinas em 8% em Joanesburgo, Pretória e na Cidade de Cabo.

A informação foi partilhada no dia em que inicia a conferência nacional eleitoral do partido ANC, onde se vai escolher o sucessor de Jacob Zuma na liderança do partido e nas eleiçoes presidenciais de 2019. A antiga Ministra do Interior, Dlamini-Zuma e o actual vice-presidente, Cyril Ramaphosa, são os candidatos principais na disputa pela sucessão de Jacob Zuma.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos