O País – A verdade como notícia

Zona sul vai continuar com baixas temperaturas até fim desta semana

As temperaturas baixas que se registam nos últimos dias na zona sul do país vão continuar até o fim desta semana. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) que fala de um “fenómeno natural”.

As províncias de Maputo, Gaza e Inhambane estão a sentir impactos de um fenómeno que causa ar frio que vem do mar, o que tem influenciado na descida de temperatura.

Nos últimos dias, a região tem registado máximas que rondam entre 23 e 25 graus celsius causando relativo frio. Frio que vai continuar até o fim desta semana, segundo previsões do INAM.

“As baixas temperaturas vão continuar até quarta e quinta-feira, e na sexta estamos a prever uma pequena subida da temperatura, mas não muito significativa”, disse ao “País” esta segunda-feira, o meteorologista José Savanguane, que também revelou “possibilidade de chuvas fracas que podem ocorrer em regime moderado, principalmente em Maputo e Gaza”.

O INAM reconhece que temperaturas altas nesta época do ano não têm sido frequentes, mas aponta a dinâmica da natureza e, assegura igualmente, que não há previsão de fenómenos extremos.

“Não estamos a prever evento extremo com impacto significativo, apesar de que realmente as temperaturas serem amenas, o que não tem sido normal para este mês de Outubro”, afirmou Savanguane.

Enquanto nas províncias do sul temperaturas baixas vão se registar até ao fim desta semana, nas do centro as altas é que vão se fazer sentir com ligeira descida ao longo dos dias. Já para o norte, o INAM não tem previsões de grandes alterações.

“De uma maneira geral para a zona norte não haverá uma mudança significativa em termos de tempo, bem como não se prevê nenhum evento em termos de precipitação”, garantiu o meteorologista do INAM,

De lembrar que, habitualmente, entre Outubro e Dezembro tem-se registado a primeira época chuvosa. A segunda vai entre Janeiro e Março.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos