O País – A verdade como notícia

Zona Sul tem uma turma cheia de Gaza na 8ª edição do concurso Vodacom

Das quatro vagas em disputa na fase regional Sul do concurso Vodacom Turma Tudo Bom, três foram, na tarde de sábado, ocupadas por alunos provenientes de Gaza. Bem dito, os concorrentes daquela província apresentaram-se com distinção na gala que antecedeu a fase nacional da oitava edição do desafio entre escolas secundárias realizado pela Stv em parceria com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano.

A disputar as quatro vagas, estiveram alunos de Inhambane, Gaza, Maputo Província e Cidade. Com efeito, a segunda província conseguiu apurar, primeiro, concorrentes da categoria olimpíadas académicas. Numa prova de conhecimento muito disputada, a dupla Nelson Cossa e José Ngovene, da Escola Secundária Ndambine 2000, teve a proeza de garantir a presença na próxima etapa do concurso. No teste de cultura gral, os meninos realizaram o sonho de representar a sua escola e província no programa da Stv.

Esta foi a terceira vez que a dupla concorreu para o Vodacom Turma Tudo Bom. Nas primeiras duas, as coisas não correram de feição. Correram desta, daí os colegas da Ndambine 2000 terem prometido, depois da gala de sábado, prepararem-se melhor de modo a manterem uma boa prestação.

De Gaza, seguem para a fase nacional da oitava edição do Vodacom Turma Tudo Bom o grupo Hot Boys, dupla de alunos da Escola Secundária de Chicumbane. Para o efeito, os Hot Boys tiveram de deixar para trás todos outros grupos de dança que com eles disputaram o acesso, no caso representantes de Inhambane, Maputo Província e Cidade.

Ainda da Escola Secundária de Chicumbane, na província de Gaza, garantiu a presença na derradeira etapa do concurso Vodacom Turma Tudo Bom uma concorrente de canto. Chama-se Énia Nuvunga, e, na gala de sábado, interpretou música da britânica Adele, tendo, em virtude disso, encantado os membros do júri e o público em geral. Visivelmente emocionada, depois da gala, a cantora em formação disse ter sido muito especial a sensação de ultrapassar mais um obstáculo no percurso rumo ao sucesso.

Portanto, no total, a província de Gaza leva à próxima fase do Vodacom Turma Tudo Bom três representantes, dos quais dois da Escola Secundária de Chicumbane.

A quarta vaga em disputa na gala regional Sul, no Scala, foi preenchida pelo grupo Wakazulu, dupla de alunos que na sub-categoria representação conseguiu fazer com que a sua escola, Secundária de Magoanine, fosse a representante de Maputo Cidade.  

De acordo com o júri, constituído por Jorge Cuna, Tomás Bié e Nandov, já estão reunidas todas as condições para que este programa continue a promover bons talentos num ambiente competitivo e de muita aprendizagem. Este também é o raciocínio de Momed Mussagy, da Vodacom, quem manifestou a sua satisfação depois do encerramento das galas regionais. Para Mussagy, não há duvidas de que o concurso continuará a promover conhecimento e diversão aos adolescentes.

Terminada a fase regional, a nacional vai reunir os representantes do Norte, Centro e Sul no dia 30 de Outubro e 2 de Novembro, em Maputo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos