O País – A verdade como notícia

Zimbabwe sacrifica viaturas pelo fim da cólera

Quinze milhões de dólares destinados para compra de carros para parlamentares  passam para programa de luta contra cólera a mando do governo do Zimbabweano.

Governo do Zimbabwe decidiu usar o dinheiro que era para compra de veículos novos para o novo conselho de ministros e deputados para o combate contra cólera.

De acordo com NewsDay, o ministro de finanças do Zimbabwe, Mthuli Ncube, confirmou estas medidas de austeridade, dizendo que pelo menos 15 milhões de dólares que deviam ser destinados à compra de veículos serão usados para aliviar o surto de cólera que já matou mais de 30 pessoas e infectou pelo menos sete mil.

Ncube recentemente lançou uma iniciativa de apoio monetário para ajudar Zimbabwe a atingir 64 milhões de dólares necessários para combater o surto.

Todavia, o tweet do ministro das finanças que pede contribuição monetária gerou uma série de críticas por parte dos Zimbabwianos, de acordo com News 24.

O governo devia gastar mais de 20 milhões de dólares para comprar novos veículos para 350 parlamentares.

Ncube disse que ainda havia muito para se fazer em termos de criar soluções de curto e longo prazo para combater o surto de cólera.

As últimas actualizações dão conta que o presidente Emmerson Mnangagwa visitou quarta-feira o local que foi o epicentro da cólera.

De acordo com NewZiimbabwe.com, Mnagagwa disse que o governo estava a mobilizar mais recursos para combater o surto de cólera e melhorar o saneamento público.

“O índice de cólera está a decrescer. Estamos a mobilizar fundos para consertar todas as tubulações de Morton Jeffrey (obras de água) para todos os subúrbios aqui em Harare. Temos muitas organizações que incluem o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o MSF (medicamentos Sans Frontiers) do Zimbabwe, que estão a ajudar com tantas necessidades, “ disse Mnangagwa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos