O País – A verdade como notícia

Zelensky saúda dois dias de “verdadeiro cessar-fogo”

Foto: Notícias ao Minuto

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou, este domingo, num novo discurso, “dois dias de verdadeiro cessar-fogo” pela primeira vez desde o início da invasão russa à Ucrânia.

“Hoje finalmente conseguimos iniciar a evacuação de pessoas de Azovstal”, começou por dizer o chefe de Estado da Ucrânia, no seu habitual discurso diário, referindo-se à retirada de civis da fábrica Azovstal, o último reduto ucraniano em Mariupol.

“Depois de muitas semanas de negociações, depois de muitas tentativas, diferentes reuniões, pessoas, convocações, países, propostas. Finalmente! Não houve um único dia em que não tentássemos encontrar uma solução que salvasse o nosso povo”, sublinhou.

Segundo o Notícias ao Minuto, após destacar que foram retirados da fábrica mais de 100 civis, mulheres e crianças primeiramente, Zelensky disse esperar que estes cheguem a Zaporizhzhia hoje.

A retirada de civis de Azovstal foi suspensa e deverá ser retomada segunda-feira de manhã, às 08h00 horas. “Espero que amanhã estejam reunidas todas as condições necessárias para continuar a evacuação das pessoas de Mariupol. Planeamos começar às 8h”, revelou.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos