O País – A verdade como notícia

“Zelensky é tão responsável pela guerra quanto Putin”, diz Lula

O presidente ucraniano quis a guerra no seu país e ele é tão responsável quanto Vladimir Putin, considera Lula da Silva. Nas suas críticas à actuação do chefe de Estado ucraniano, o ex-presidente do Brasil disse que Volodymyr Zelensky teria negociado um pouco mais se quisesse evitar o que está a acontecer.

Lula da Silva e provável candidato às próximas eleições presidenciais no Brasil deixou, na quarta-feira, várias críticas à actuação do chefe de Estado ucraniano.

Para o ex-presidente brasileiro, Volodymyr Zelensky é tão responsável pela invasão da Ucrânia quanto o presidente russo Vladimir Putin. Numa guerra não há apenas um culpado, refere o Observador.

Volodymyr Zelensky quis a guerra e se ele não a quisesse teria negociado um pouco mais, afirmou Lua da Silva, acusando o chefe de Estado ucraniano de mentir ao seu povo.

Apesar de condenar Putin, Lula também culpa a União Europeia e a NATO pela invasão russa. E entende que se os Estados Unidos da América e a Europa tivessem dito, antes do primeiro ataque, que a Ucrânia não vai entrar na NATO, o problema estaria resolvido, acrescenta o Observador.

Na óptica do ex-presidente brasileiro, Bruxelas e Washington dialogaram pouco com o Moscovo. Por isso, é preciso mais paciência do lado dos líderes ocidentais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos