O País – A verdade como notícia

Zandamela diz que restabelecimento da rede SIMO foi coordenada entre o regulador e a banca comercial

"Não foi um plano da Banca comercial pagar a Bizfirst para o restabelecimento da Rede SIMO, se alguém vos disse isso é uma mentira e não corresponde a verdade, é uma mentira".
 
Foi assim como reagiu o governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, face a eventual possibilidade de ser a Banca comercial que de forma unilateral pagou a empresa Bizfirst para o restabelecimento do sistema de transações eletrónicas depois do apagão verificada semana finda afectando as caixas automáticas e terminais de pagamento electrónico.
 
Rogério Zandamela esclarece que não há mecanismo possível da Bizfirst ou de qualquer outro fornecedor reactivar os sistemas sem a colaboração do Banco central, o regulador. "É impossível tecnologicamente isso acontecer. Nós tivemos que autorizar as senhas para entrar no sistema e foi um trabalho intenso de todos para que isso acontecesse".
 
Zandamela deu a conhecer que logo que se verificou o apagão da rede SIMO semana finda, orientou uma reunião de emergência com todos os PCA'S da banca comercial para a solução do problema, o que permitiu acelerar o processo e por isso foi restabelecido.
 
Ainda assim o Governador do Banco comercial diz que a solução Bizfirst é temporária. Disse que nem todos os bancos estão alinhados com a solução daquele provedor por isso segundo suas palavras o Banco central junto com os bancos comerciais estão a trabalhar para procurar um provedor que garanta segurança e cobertura do sistema para que não se sofra vulnerabilidades, risco e precariedades tal como ocorreu com a Bizfirst.
 
"Disse e repito que Bizfirst é uma empresa insignificante e pequena mas não tendo solução e ela sendo a primeira a apresentar a solução seria ingénuo, seria irresponsabilidade do regulador não cooperar para essa solução" disse Rogério Zandamela afirmando que pediu pessoalmente a banca comercial para encontrar solução através da Bizfirst para o bem do povo moçambicano. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos