O País – A verdade como notícia

Zâmbia: a primeira batalha no acesso ao CAN-interno 

Foto: LanceMZ

A selecção nacional de futebol, Mambas, vai defrontar a Zâmbia na primeira eliminatória de acesso ao CHAN 2022, prova reservada aos atletas que evoluem nos respectivos campeonatos internos, segundo ditou o sorteio realizado esta quinta-feira, no Cairo, Egipto.

A corrida ao Campeonato Africano das Nações Interno (CHAN 2022) não se afigura nada fácil para os Mambas. É que, logo na primeira eliminatória, a selecção nacional terá pela frente a Zâmbia, conjunto que já criou dissabores aos Mambas.

Os zambianos estão cotados na 87ª posição com  1.267.04 pontos  no “ranking” da FIFA, enquanto os Mambas estão fora do top 100, ou seja, ocupam o 119º  lugar na tabela com 1.149.09 pontos,

Os Mambas vão fazer o jogo da primeira mão desta eliminatória na qualidade de anfitrião, sendo que o mesmo será disputado entre os dias 22, 22 e 24 de Julho, enquanto a segunda “mão” será na Zâmbia.

Acontece, porém, que o Estádio Nacional do Zimpeto está a beneficiar de obras de melhoria e muito provavelmente só esteja em condições de acolher jogos internacionais em Setembro, pelo que jogar em casa emprestada poderá ser o caminho. Caso sigam em frente, os Mambas defrontam o vencedor da eliminatória entre o Malawi e Zimbabwe.

Chiquinho Conde já projecta esta competição, tendo, aliás, anunciado semana passada uma convocatória composta por 35 jogadores que se concentraram numa das unidades hoteleiras da capital do país e bateram-se, terça-feira, última com e-Swatini numa partida em que os Mambas perderam por 1-0.

As eliminatórias serão organizadas por zonas e 18 selecções participarão na fase final  do torneio.  Uma vez que existem apenas duas selecções envolvidas na zona norte,  Líbia e Marrocos estão automaticamente qualificadas para a fase final para além do anfitrião da prova.

Para além da partida entre Moçambique e Zâmbia, a primeira eliminatória comporta os duelos Maurícias vs Angola, Comores vs África do Sul, Botswana vs e-Swatini, Seychelles vs Madagáscar.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos