O País – A verdade como notícia

Zambézia destaca redução do rácio unidade sanitária por habitante

O rácio unidade sanitária por habitante reduziu na Zambézia, de uma unidade sanitária para 22 mil habitantes em 2015, para uma unidade sanitária para 20 mil habitantes no primeiro semestre deste ano.

Os dados foram avançados pelo Director provincial da saúde, Hidayat Kassim, no 39° conselho coordenador provincial que junta Quadros do sector oriundos de toda a província.

“As 23 unidades sanitárias que abrimos neste quinquénio beneficiaram directamente a 440 mil habitantes, neste semestre abrimos dois novos centros de saúde. Estão em construção 52 infra-estruturas, dos quais 11 centros de saúde, cinco maternidades, nove blocos de farmácia, três blocos de laboratório, 10 blocos de consulta, quatro serviços de adolescentes e jovens, avaliados em 7.7 milhões de dólares”, explicou Kassim.

Nós próximos tempos o sector perspectiva a construção de três armazéns intermediários para melhorar a logística de medicamentos.

“Tivemos um grande avanço na área de infra-estruturas e estão em curso várias unidades sanitárias, quase metade dessas construções até Setembro aproximadamente 32 vão ser entregues da província da Zambézia”, acrescentou.

O representante do Governador provincial falou das doenças endémicas na Zambézia.

O 39° conselho coordenador de três dias decorre sob lema fortalecendo o sistema de saúde rumo ao alcance da cobertura universal.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos