O País – A verdade como notícia

YODINE Produções apresenta Semana de Dança Contemporânea no Franco

A partir desta terça-feira até dia 30, a YODINE Produções apresenta a Semana de Dança Contemporânea 2020, um evento que será realizado no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), na cidade de Maputo. A Semana de Dança Contemporânea é um laboratório artístico experimental e proporciona o intercâmbio entre artistas multidisciplinares com enfoque na dança, teatro e música. A programação é contemplada por artistas nacionais que, durante quatro dias, vão compartilhar os seus trabalhos com o público.

De acordo com a nota do Franco-Moçambicano, nos primeiros dias do evento (de 27 a 29/10) será realizado um workshop sobre técnicas de dança intitulado “Corpo Híbrido”, orientado pelo bailarino e coreógrafo Lulu Sala e virado para os novos talentos e amantes da dança contemporânea. A essência do workshop consiste em organizar e difundir um determinado conhecimento sobre o corpo e as possibilidades dos movimentos existentes. O produto final desta actividade será apresentado no último dia do evento (30/10), na sala grande do CCFM, a partir das 18h30.

Em termos de espectáculos, a presente edição oferece dois trabalhos de artistas nacionais. O primeiro que será apresentado no dia 28/10, pelas 18h, com título “Kuloya”, da autoria de Ernesto Langa e a participação de Osvaldo Passirivo, Fenias Kurió e NBC Gás Butano. O segundo, intitulado “Vinde Arte” é da autoria da coreógrafa e bailarina Francisca Mirine e conta também com a presença de Nelson Magul, a ser apresentado no dia 29/10, às 18h30.

A programação, acrescenta o Franco, também conta com três encontros temáticos. O primeiro sobre “Pesquisa e criação coreográfica” e estará ao cargo dos bailarinos e coreógrafos Panaibra Canda e Virgílio Sitole. O segundo sobre “Dança no Digital” estará ao cargo dos renomados artistas Pak Ndjamena, Ivan Barros e Adriana Jamisse. O terceiro e último encontro estará focado no tema “Legalização e profissionalização de companhias” que terá como convidados: Ivan Bonde – Director do Instituto Nacional de Indústrias Culturais e Criativas, Quito Tembe – Director do KINANI e Belarmino Lovane, Pesquisador em Estudos Culturais na moderação da conversa.

A Semana de Dança Contemporânea é um evento que antecede a Plataforma Internacional de Dança Contemporânea KINANI e possibilita sobretudo que os amantes das artes em Maputo possam explorar os seus interesses artísticos a partir da perspectiva do processo de construção por detrás da obra. Esta iniciativa conta com a parceria do Centro Cultural Franco-Moçambicano, Instituto Francês e Lalambik.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos