O País – A verdade como notícia

Wena Data vence competição de startups para mercados emergentes

A Wena Data, uma plataforma de pesquisa, é a vencedora da quarta edição do SeedStars Maputo, uma competição de startups (iniciantes) para mercados emergentes, que se realizou na passada sexta-feira, na incubadora de negócios do Standard Bank.

Trata-se de uma plataforma que faz a colecta de dados (sondagens, inquéritos, entre outros) e disponibiliza-os, posteriormente, às instituições interessadas e que deles necessitem ou dependem para a tomada de decisões.

Neste serviço, faz se cadastro e participação em sondagens ou inquéritos, contribuindo para o desenvolvimento do país.

Em representação da Wena Data, Luís Fernando, disse que o reconhecimento é resultado de muito trabalho, desenvolvido pela sua equipa. “Estou muito feliz, ainda não acredito que vencemos. Isto é resultado de um trabalho árduo da nossa equipa, à qual dedico este prémio”, sublinhou.

Relativamente à competição, Fernando considerou que a mesma constitui um vector de desenvolvimento do país, pois startups participantes apresentaram soluções que podem contribuir para o crescimento socioeconómico de Moçambique.

Como vencedora da quarta edição da competição, a Wena Data vai representar Moçambique na cimeira regional da SeedStars em Novembro, na Tanzânia, e no SeedStars World, em Abril de 2019, na Suíça, onde vai disputar, com startups de todo o mundo, o prémio de meio milhão de dólares norte-americanos.

A quarta edição do SeedStars Maputo, contou com o apoio do Standard Bank, que se tem empenhado na criação de um ecossistema sustentável, favorável ao surgimento de potenciais empreendedores e que garanta que estes tenham acesso aos recursos de que necessitam para desenvolver.

O director de Tecnologias de Informação e Comunicação do Standard Bank, Cláudio Banze, referiu que esta aposta do banco se deve ao facto de “acreditarmos que as Pequenas e Médias Empresas (PME) e as startups são o veículo apropriado para impulsionar o crescimento de Moçambique”.

Refira-se, que subiram ao pódio a Wena Data, a Umbrela (Solução de Assistência de Viaturas na Estrada e Gestão de Apólices de Seguros) e a Agro Link (Plataforma de Conexão da Cadeia de Valor Agrícola), que se posicionaram em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos