O País – A verdade como notícia

Vólei de praia acelera para circuito do Botswana

Não há tempo a perder! Há que encontrar, internamente, soluções para dar ritmo aos voleibolistas com compromissos internacionais à porta!

É neste sentido que, domingo, na praia da Costa do Sol, haverá espaço para a disputa do Circuito Nacional de Vólei de Praia, competição que tem como objectivo conferir rodagem aos voleibolistas nacionais que irão participar nas finais do III Circuito Regional da Zona VI, em Gaberone, no Botswana.

O evento está agendado para os dias 25 a 30 de Maio próximo, devendo o mesmo confirmar a hegemonia das duplas nacionais que têm arrasado nas areias da região.

Trata-se de Ainadino/Jorge, em masculinos, e Ana Paula/Vanessa, em femininos, atletas que no início do presente mês de Abril fizeram furor nas areias do Pirate Beach Arena, em Joanesburgo, África do Sul, ao se qualificarem para a final.

Rezam as crónicas que as duplas Ainadino/Jorge e Ana Paula/Vanessa qualificaram-se para a final ao derrotarem os pares Osvaldo/José e Natália/Ângela, respectivamente, por 2-0, com parciais 21-18 e 21-17 e 21-16 e 21-18.

Prova real da força do vólei de praia nacional, em Março último os atletas nacionais dominaram o I circuito realizado na praia da Costa do Sol, em Maputo.

As duplas nacionais preparam-se para a fase de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris-2024, uma das provas internacionais que a modalidade pretende atacar depois de falhado o objectivo de disputar o acesso aos Jogos da Commonwealth por falta de visto de entrada no Gana.

O vólei de praia tem dado grandes sinais de evolução, sendo a prova viva disso os excelentes resultados alcançados ao nível internacional.

A título de exemplo, em 2018, Ana Paula Cinaportar/ Mércia Mucheza conquistaram, na Argélia, a medalha de ouro nos Jogos Africanos da Juventude.

Ano passado, após uma campanha brilhante, a dupla Adelvino Nuvunga e José Mondlane (Zelito) atingiu a final do Torneio de Qualificação aos Jogos Olímpicos 2020. No torneio qualificativo, disputado no Marrocos, os voleibolistas moçambicanos perderam na final diante dos oponentes marroquinos por 2-1 com parciais de 15/21, 21/18 e 10/15.

Outra dupla que esteve envolvida na prova é a formada por Igor Martinho/Jorge Mondlane (Jojo) que perdeu, na final, com adversários marroquinos por 2-0 com parciais de 22/24 e 18/20. As duplas femininas Ana Paula Sinaportar/Mércia Mucheza e Jéssica Moiane/Vanessa Muinga fecharam a sua participação na prova na 5ª posição. Há, claramente, outros feitos alcançados pelo vólei de praia em competições internacionais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos