O País – A verdade como notícia

Vodacom Turma Tudobom: Maputo já tem representantes para fase regional sul

Festa. Muita festa. Foi o que se assistiu, esta quinta-feira, no salão de festas da Escola Secundária Francisco Mayanga, em Maputo, naquela que foi a fase final de apuramento dos representantes da região sul da sétima edição do concurso Vodacom Turma Tudobom. Os concorrentes deram o melhor de si para estar entre os 10 escolhidos.

Olimpíadas académicas, teatro, poesia, canto e dança são as cinco categorias que fazem parte desta edição. Para cada uma delas, foram apurados dois representantes. Nas olimpíadas académicas, foram apurados dois alunos da Escola Secundária de Lhanguene. Na categoria de dança, foram apurados representantes das escolas secundárias Noroeste dois e da KaTembe.

No teatro, também, foi apurado um grupo da Escola Secundária da KaTembe. No canto, foram apuradas as escolas secundárias Força do Povo e da Polana.

E a Vodacom, organizadora do evento, os júris e o Ministério da Educação fazem uma avaliação positiva das audições na Cidade Maputo. Os mesmos asseguram que a sétima edição do “Turma Tudobom” tem tudo para ser um sucesso, pela qualidade dos concorrentes que reserva muitas surpresas.

“Temos o espírito de ter conseguido resgatar o talento de todos os cantos do país, que passa para as fases regionais. Nesta edição, vamos trazer mais alunos, mais participação e mais competitividade”, disse o representante da Vodacom, Momed Mussagy.

Os membros do júri gostaram do que viram e ouviram, mas lamentam o facto de que só 10 podiam passar. “Os cantores que foram seleccionados trazem mais técnica e percebe-se que já cantam há algum tempo e penso que vão trazer mais qualidade ao concurso. Infelizmente é um concurso e há um número limitado de vagas”, lamentou Nandov Matsinhe, júri da categoria de canto.

 O mesmo sentimento foi partilhado pelo júri da categoria de teatro, Tomás Bié, que ficou encantado com o talento dos concorrentes da KaTembe. “É com muita pena que nem todo o mundo pode ir à próxima fase. Temos muito talento aqui. Todos os concorrentes são ‘tops’”, disse.

Já o Ministério da Educação destaca que o “Turma Tudobom” é uma boa iniciativa, principalmente por valorizar, também, o lado académico dos concorrentes.

Durante dois dias, pelo menos 350 alunos de várias escolas secundárias da Cidade de Maputo passaram pelo palco. A fase regional sul terá lugar no dia 1 de Setembro, na Cidade de Maputo.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos