O País – A verdade como notícia

Vodacom traz tecnologia que melhora gestão de informação

Empresa de telefonia móvel leva para MOZTECH 2017 tecnologias que podem dinamizar cadeia de valores nos sectores da saúde, educação e agricultura em Moçambique.
A Vodacom vai apresentar nos dias 24, 25 e 26 de Maio, na feira tecnológica Moztech, uma plataforma digital (Mezzanine) que permite integrar diversos sistemas de modo a melhorar a gestão nos sectores da saúde, educação e agricultura. Esta plataforma é um exemplo claro de como as tecnologias podem dinamizar a cadeia de valor nestes sectores em Moçambique.

O Mezzanine já existe e esta a ser usado, com sucesso, em alguns países da África. Em Moçambique, a Vodacom tem a honra de ser pioneira e já esta a fazer um teste na área da saúde, num projecto de vacinação, concretamente na gestão de stock. Dentre várias funcionalidades, esta plataforma permite medir a disponibilidade das vacinas nos centros de saúde, evitando rupturas de stock.

Ainda no que tange ao sector da saúde, esta plataforma: flexibiliza o acesso à informação sobre os testes de saúde; tem soluções que permitem fazer testes de malária, HIV-Sida, assim como de diabetes nas zonas mais recônditas do país; permite ainda, em pouco tempo, ter informação numa base de dados capaz de gerar relatórios para múltiplos fins”, afirmou o director executivo de vendas corporativas da Vodacom Moçambique, José Correia Mendes.

Para o sector da educação, por exemplo, a Vodacom pretende apresentar plataformas digitais que podem ajudar, entre várias tarefas, o controle de presenças de professores e alunos nas escolas, fazer inventários de livros, como também dar um contributo rumo à digitalização do ensino em Moçambique.
No sector da agricultura, esta solução tecnológica visa criar condições para os pequenos agricultores interagirem e terem rápido acesso à informação que facilita o acesso aos mercados e às finanças.

Tudo isso é possível, porque, nos últimos três anos, a empresa reforçou o investimento na fibra óptica e em torres 3G, contando hoje com mais de 13 mil quilómetros de fibra. Nesse período, a empresa aumentou quatro vezes mais a sua rede, sendo que, actualmente, conta com mais de 1600 antenas, das quais 90% são 3G.

A Vodacom considera a Moztech uma oportunidade ímpar na promoção e massificação das tecnologias, isto é, uma iniciativa que perspectiva a tecnologia ao serviço do crescimento económico e desenvolvimento humano em Moçambique.
“Através da sua subsidiária Mpesa (Vodafone-Mpesa SA), a Vodacom espera promover o uso da tecnologia, facilitando o acesso a pagamentos para serviços de colecta e desembolso para os clientes do segmento corporativo e também para os serviços de pagamento online, incentivando o comércio electrónico a escala nacional”, diz José Correia Mendes. Em síntese, estas serão as principais novidades que os participantes poderão interagir com elas na quarta edição da Moztech.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos