O País – A verdade como notícia

Vítimas de cheias recebem material de construção em Sofala

Dezanove famílias que viram as suas casas destruídas pelas chuvas, no município de Dondo em Sofala, já receberam apoios materiais para a reconstrução das suas residências, enquanto isso, subiu de 200 para mais de 2.400 o número de pessoas encaminhadas para os centros de acomodação na cidade da Beira.

Entre os matérias de construção que as vítimas receberam, constam chapas para cobertura das casas, barrotes e pregos, que deixou os beneficiários aliviados, tendo em conta que desde que as suas residências foram destruídas pela fúria das águas, estão a pernoitar nas residências de familiares e ou amigos.

Dezanove famílias viram suas casas completamente destruídas e outras 26 viram as suas casas parcialmente destruídas, todas elas construídas na base de material precário. As 45 famílias afectadas pelas chuvas no Dondo, totalizam 424 pessoas, que receberam, por outro lado, apoio alimentar para os próximos 15 dias. Tanto o apoio material assim como alimentar foi disponibilizado pelo INGC.

Refira-se que a destruição total e parcial das 45 casas em referência está relacionada com a obstrução de uma conduta de água, pelo empreiteiro que está a reabilitar a Estrada Nacional número seis. Foi colocada uma motobomba naquele bairro que suga, sempre que necessário, a água acumulada para minimizar o impacto das inundações. Contudo, a conduta será reposta brevemente, segundo garantiu a administradora do distrito de Dondo, Graça Correia, num encontro com a população local. “Já articulamos com o empreiteiro e tudo está garantido que à partir deste sábado a conduta seja reposta”.

Enquanto isso, na cidade da Beira, subiu para perto de 2300 o número de pessoas acomodadas em três centros nomeadamente Mungassa, Ndunda e Pavilhão dos Desportos da Beira, que estão igualmente a serem assistidas pelo INGC desde a passada segunda-feira, em alimentos, com três refeições por dia, assim como em kits básicos, como tendas, lonas, cobertores, e redes mosquiteiras. Espera-se melhoria do tempo em Sofala, a partir de amanhã.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos