O País – A verdade como notícia

Vírus de Marburg descoberto pela primeira vez na África Ocidental

Foto por: Notícias ao Minuto

As autoridades de Saúde da Guiné-Conacri confirmaram a morte de um homem causada pelo vírus de Marburg. Este vírus gera uma febre hemorrágica semelhante à provocada pelo vírus do Ébola e é altamente contagioso.

Segundo o Notícias ao Minuto, esta foi a primeira vez que este vírus mortal foi detectado na África Ocidental. Desde 1967 houve 12 grandes surtos do vírus de Marburg, a maioria na África Oriental e no sul do continente.

O caso do vírus de Marburg foi identificado na semana passada, apenas dois meses depois de a Guiné-Conacri ter sido declarada livre do Ébola.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a vítima do vírus de Marburg procurou tratamento numa clínica local, mas a sua condição de saúde rapidamente se deteriorou, acabando por morrer. E, o diagnóstico só foi confirmado mais tarde que se tratava do vírus de Marburg.

“O potencial para o vírus de Marburg espalhar-se de forma generalizada significa que temos de travá-lo agora. Estamos a trabalhar com as autoridades de Saúde locais para implementar uma resposta rápida alicerçada na experiência e competência da Guiné-Conacri a gerir o Ébola, que se transmite de uma forma semelhante”, salientou o diretor regional da OMS para África, Matshidiso Moeti citado pelo Notícias ao Minuto.

Tanto este caso do vírus de Marburg como os casos de Ébola deste ano foram detectados no distrito de Gueckedou, perto das fronteiras com a Libéria e a Costa do Marfim.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos