O País – A verdade como notícia

Violência contra mulher e criança preocupa governo

É um problema que já tem barbas brancas, a violação contra a mulher e criança há muito que constitui uma preocupação para a sociedade assim como para o governo, tal como expressou hoje, a governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura.  

Yolanda Cintura disse que dos números que tem sido registados em Maputo, “tem sido ainda uma grande preocupação a violência contra a mulher e contra a criança, então temos trazido regularmente este tema para chamar atenção a sociedade”.

A formação da Mulher é outro desafio citado pela governadora da cidade de Maputo. Sobre este ponto, Cintura disse que este é um desafio permanente, e que a entidade a que representa vai continuar a investir nele.

A governadora da cidade de Maputo acrescentou que tem também “capacitado os vários sectores que lidam com este assunto” assim como tem criado condições para “prevenção e para o atendimento integrado em caso de violência”.

As declarações feitas por Cintura foram colocadas no âmbito da Sexta (VI) Conferência sobre a Mulher e Género da Cidade de Maputo, realizada hoje na capital moçambicana, Maputo. A Conferência era, por sinal, a última deste quinquénio, e por isso, o foco esteve principalmente no balanço das cinco conferências já realizadas pela Direção do Género Criança e Acção Social da Cidade de Maputo.

Passados cinco anos, Cintura chamou, durante a sua intervenção, o aumento do número de mulheres em cargos de chefia para mostrar o quão o cenário melhorou.

“Só para elucidar, ao nível da cidade de Maputo, dos 1256 postos de tomada de decisão ao nível do governo da cidade de Maputo, 578 foram ocupados por mulheres representando 46 por cento dos lugares contra os 33 por cento dos lugares de 2017”.

Apesar dos esforços do governo, o país continua longe de alcançar a plena igualdade de género, aliás, este é um dos Objectivos do instrumento denominado Década da Mulher Africana 2010 – 2020.   

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos