O País – A verdade como notícia

Violência armada e raptos marcam encerramento da III Sessão da AR

Foi hoje encerrada a III Sessão Ordinária da Assembleia da República, na sua IX Legislatura. A violência armada em Cabo Delgado, Manica e Sofala e os raptos dominaram os discursos dos parlamentares que apelaram para o seu fim.

Sobre o terrorismo em Cabo Delgado e os ataques armados em Manica e Sofala, muito já se disse. O que falta são medidas para pôr término a estes males que tiram o sono aos moçambicanos. Em relação ao assunto, mais uma vez, as bancadas da Renamo e do MDM não pouparam as críticas.

Em nome do Movimento Democrático de Moçambique, Lutero Simango, Chefe da bancada do partido, manifestou a insatisfação pela censura na abordagem da situação dos ataques armados.

“Estamos sujeitos à autocensura na abordagem de problemas que afectam, militarmente, a província e preocupa-nos o envolvimento de empresas privadas com forte porte bélico”, disse Lutero Simango.

“Não há nenhum empresário que vai querer investir o seu dinheiro num país sem segurança”, apontou Viana Magalhães, tendo feito, igualmente, referência ao aumento de raptos que movimentam valores avultados no resgate das vítimas.

Para a Frelimo, a união pode estimular os esforços para a busca da tranquilidade que, há anos, foge dos moçambicanos.

“Saudamos vários movimentos de solidariedade levados a cabo no país e na diáspora e é a nossa convicção que, unidos, podemos vencer o terrorismo”, afirmou Sérgio Pantie, Chefe da bancada da Frelimo.

Última a discursar na sessão do encerramento da terceira Sessão Ordinária da Assembleia da República, na sua IX Legislatura, a Presidente do órgão exteriorizou, também, a sua preocupação em relação à violência armada, raptos, entre outros aspectos.

A III Sessão Ordinária da Assembleia da República, na sua IX Legislatura, teve o seu início no dia 25 de Fevereiro de 2021, terminando, assim, os três meses de debate parlamentar.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos