O País – A verdade como notícia

Vinte e dois mortos e 60 desaparecidos em naufrágio no Uganda

Vinte e duas pessoas morreram e outras 60 continuam desaparecidas no Uganda, no naufrágio de um barco onde decorria uma festa no Lago Vitória, segundo a polícia local. As 100 pessoas estavam a bordo da embarcação, a participar numa festa, quando o navio afundou devido ao mau tempo que atingiu o Lago Vitória, um dos grandes lagos africanos.

“Vinte e dois corpos foram encontrados e 26 pessoas foram resgatadas com vida”, segundo Asuman Mugenyi, director de operações da polícia. A embarcação não afundou muito longe da costa, em Mutima, no distrito de Mukono, perto da capital, Kampala, que se localiza nas margens do Lago Vitória. De acordo com a polícia, o mau tempo e a lotação do barco são as causas prováveis do acidente.

“O barco estava sobrecarregado e, infelizmente, as pessoas estavam bêbadas”, disse o mesmo agente policial. Segundo o governo local, uma “grande tempestade” atingiu a zona. Pescadores de dois pequenos barcos aperceberam-se do naufrágio e tentaram socorrer as vítimas, mas acabaram também por morrer. Segundo moradores da zona junto ao Lago Vitória, o barco era alugado com frequência para festas aos fins-de-semana.

As autoridades continuam as operações de resgate para tentar encontrar sobreviventes. Cobrindo uma área de quase 70.000 km2, o Lago Vitória é aproximadamente do tamanho da Irlanda e é partilhado entre Tanzânia, Uganda e Quénia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos