O País – A verdade como notícia

Vietname detém ex-funcionários públicos suspeitos de corrupção

As autoridades vietnamitas detiveram ex-funcionários públicos e oficiais da polícia do país, suspeitos de corrupção e de crimes contra o Estado, numa campanha anti-corrupção que se intensificou nos últimos meses, avança o Notícias ao Minuto.

Entre os detidos, encontra-se o antigo presidente da câmara de Danang, a quarta maior cidade do Vietname, na região costeira.

Tran Van Minh ocupou o cargo entre 2006 e 2011, ano em que entrou para o comité do Partido Comunista. Segundo as autoridades, Minh é acusado de violar os regulamentos sobre a gestão e uso da propriedade estatal, tendo "causado perdas enormes".

O antigo vice-chefe do departamento geral dos serviços secretos Phan Huu Tuan também foi detido sob a acusação de "revelar intencionalmente segredos de Estado".

De acordo com as autoridades vietnamitas, sete ex-funcionários e polícias são suspeitos de terem ligações ao promotor imobiliário e ex-oficial dos serviços secretos Phan Van Anh Vu, preso em janeiro após usar uma identidade falsa para entrar em Singapura.

Phan Van Anh Vu foi inicialmente investigado por revelar segredos de Estado, mas foi acusado recentemente de crimes de evasão fiscal e abuso de poder.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos