O País – A verdade como notícia

Venezuelanos elegem este domingo seu presidente

Trinta milhões de venezuelanos têm, este domingo, a oportunidade de votar num novo presidente do país da América Latina.

E porque os principais líderes da oposição foram impedidos de concorrer, há previsão de que o presidente venezuelano, Nicolas Maduro, conquiste o sexto mandato sem dificuldades. Henri Falcon, antigo governador do Estado, é que é o principal opositor de Maduro, e promete livrar Venezuela da ditadura dos chauvinistas.

Maduro, antigo condutor do machimbombo, considera-se o filho de Hugo Chávez, e promete revitalizar a economia bem como lutar contra o imperialismo dos norte-americanos.

Caso Maduro vença as presidenciais, Venezuela poderá sofrer mais sanções na exportação do petróleo por parte dos Estados Unidos, América Latina e União Europeia. Os maiores aliados da Venezuela socialista continua a ser Rússia e China.

Maior parte dos partidos políticos decidiu boicotar eleições e um número considerável dos venezuelanos defende abstinência por não mais acreditar na boa-fé dos políticos quer do partido no poder quer da oposição. Há cinco anos que Venezuela está a enfrentar uma crise económica que fez aumentar índice de mal nutrição, pobreza e emigração em massa.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos