O País – A verdade como notícia

Venezuela: partidos políticos apresentam candidatos para eleições legislativas

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, citado pela Lusa, anunciou este sábado que 107 partidos políticos apresentaram 14.400 candidatos para as eleições legislativas previstas para 6 de Dezembro no país.

A presidente da CNE anunciou que nestas eleições “participam 30 organizações de carácter nacional, 53 de carácter regional, seis indígenas nacionais e 18 indígenas regionais, num total de 107 organizações com fins políticos participando activamente nesta festa eleitoral”.

Segundo Indira Alfonzo “o processo eleitoral conservou as mesmas 87 circunscrições eleitorais das eleições (legislativas) de 2010 e 2015”.

Segundo Indira Alfonzo o número de candidatos a eleger aumentou 66%, em relação as eleições anteriores, passando de 167 a 277 deputados dos quais 144 fazem parte de uma listagem proporcional e 133 de eleição nominal.

“O CNE tem trabalho para gerar condições óptimas que permitam a mais ampla participação, a maior pluralidade política e a implementação dos princípios democráticos de direito e de justiça”, explicou.

“Fizemos uma auditoria do software do sistema automatizado de selecção das entidades eleitorais subalternos com a participação das organizações com fins políticos, que a validaram e certificaram a sua integridade”, sublinhou.

Segundo o registo preliminar eleitoral, estão recenseados para votar mais de 20 milhões (20.733.941) dos 32 milhões de venezuelanos.

No entanto, 27 organizações, entre elas os quatro maiores partidos da oposição (Ação Democrática, Primeiro Justiça, Vontade Popular e Um Novo Tempo), tinham anunciado que não participariam nas legislativas, que antecipam ser “uma fraude”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos