O País – A verdade como notícia

Vendedores e profissionais de saúde entre grupos mais expostos à COVID-19 em Pemba

Em Pemba, a capital da província com mais casos positivos do novo Coronavírus no país (Cabo Delgado tem 439 infectados, dos quais 233 activos), os vendedores dos mercados, os profissionais de saúde e os deslocados dos ataques armados são os grupos com maior probabilidade de  transmissão da COVID-19, segundo os resultados preliminares do inquérito sero-epidemiológico divulgados esta segunda-feira.

Pemba está com 4.4 por cento de prevalência do novo Coronavírus, segundo revelam os resultados do inquérito sero-epidemiológico.

Segundo o director-geral do Instituto Nacional de Saúde, Ilesh Jani, “os resultados preliminares deste inquérito indicam que 2,5 por cento da população  da cidade de Pemba já foi exposto  ao Coronavírus, o que significa que uma em cada 40 habitantes esteve exposto ao vírus” de que o mundo fala desde Dezembro de 2019, com origem na China.

De acordo com os resultados preliminares do inquérito apresentado na capital da província de Cabo Delgado, das 4.070 pessoas testadas em todas as faixas etárias, cerca de 200 acusaram positivo. Na sua maioria foram registados nos bairros de Paquitequete, Ingonane e  Cariaco.

Entretanto, alem da sero prevalência, o inquérito, permitiu  as autoridades da saúde na identificação dos locais de maior risco de transmissão do coronavírus,  e os grupos populacionais mais vulneráveis a contaminação da pandemia.

“Os mercados, os estabelecimentos comerciais e as unidades sanitárias são os locais onde há maior probabilidade de  transmissão do Coronavírus. Por isso, entre os grupos vulneráveis à contaminação estão os vendedores dos mercados, os estabelecimentos comerciais, profissionais de saúde,  os elementos das Forcas de Defesa e Segurança e os deslocados dos ataques armados que vivem em aglomerados na cidade de Pemba”, afirmou Ilesh Jani

O risco de contaminação pela COVID-19 é eminente para quase todas faixas etárias que já foram expostas ao vírus, com maior destaque para as pessoas a partir de 15 anos. Mas as autoridades sanitárias estão mais preocupadas com os idosos, devido à sua vulnerabilidade à ao Coronavírus, uma vez que alguns deles sofrem de doenças crónicas.

“Estamos preocupados com os idosos porque notamos que a taxa de prevalência é de cerca de 3.2 por cento e este grupo etário mais  vulnerável ao desenvolvimento de doença mais grave pelo novo Coronavírus”, explicou Ilesh Jani.

Pemba tem cerca de 180 mil habitantes e actualmente é a única cidade de Cabo Delgado que está na fase de contaminação comunitária do Coronavírus.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos