O País – A verdade como notícia

Vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto escolhido entre cinco finalistas

Maya Ângela Macuácua, com o romance Diamantes pretos em meio a cristais; Geremias José Mendoso, com o livro de contos Quando os mochos piam; Fernanda Vitorino do Rosário Mualeia João, com o romance Amor em tempos incertos; Wasquete Jasse Fernando, com a novela Noites de desassossego; e Adelino Albano Luís, com o livro de contos Estórias trazidas pela ventania, são os cinco finalistas do Prémio Literário Fernando Leite Couto. O grande vencedor, segundo informa uma publicação da organização do concurso, será anunciado esta segunda-feira, às 18 horas, na Fundação Fernando Leite Couto, Cidade de Maputo.

 Para a presente edição, o prémio literário foi dedicado à prosa (romance, novela, conto e crónicas). “Em 2018, o júri decidiu não atribuir o prémio, pois nenhum dos candidatos reunia os requisitos de qualidade exigidos como critérios de premiação. A nossa expectativa, nesta segunda edição, dedicada à prosa, é que o desfecho seja diferente e possamos galardoar e imprimir um novo prosador para a galeria de jovens autores moçambicanos”, le-se na nota de imprensa da Fundação Fernando Leite Couto.

O grande vencedor do prémio literário receberá 150 mil meticais, oferecido pelo Moza Banco, e será, igualmente, patrocinado pela instituição bancária a impressão do original submetido a concurso, além de participar de uma residência artística e do Festival do Fólio, em Portugal, suportado pela Câmara Municipal de Óbidos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos