O País – A verdade como notícia

Vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto escolhido entre cinco finalistas

Maya Ângela Macuácua, com o romance Diamantes pretos em meio a cristais; Geremias José Mendoso, com o livro de contos Quando os mochos piam; Fernanda Vitorino do Rosário Mualeia João, com o romance Amor em tempos incertos; Wasquete Jasse Fernando, com a novela Noites de desassossego; e Adelino Albano Luís, com o livro de contos Estórias trazidas pela ventania, são os cinco finalistas do Prémio Literário Fernando Leite Couto. O grande vencedor, segundo informa uma publicação da organização do concurso, será anunciado esta segunda-feira, às 18 horas, na Fundação Fernando Leite Couto, Cidade de Maputo.

 Para a presente edição, o prémio literário foi dedicado à prosa (romance, novela, conto e crónicas). “Em 2018, o júri decidiu não atribuir o prémio, pois nenhum dos candidatos reunia os requisitos de qualidade exigidos como critérios de premiação. A nossa expectativa, nesta segunda edição, dedicada à prosa, é que o desfecho seja diferente e possamos galardoar e imprimir um novo prosador para a galeria de jovens autores moçambicanos”, le-se na nota de imprensa da Fundação Fernando Leite Couto.

O grande vencedor do prémio literário receberá 150 mil meticais, oferecido pelo Moza Banco, e será, igualmente, patrocinado pela instituição bancária a impressão do original submetido a concurso, além de participar de uma residência artística e do Festival do Fólio, em Portugal, suportado pela Câmara Municipal de Óbidos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos