O País – A verdade como notícia

Vencedor do Prémio de Literatura José Craveirinha anunciado esta segunda-feira

Foto: Delfos

O grande vencedor da edição 2022 do Prémio de Literatura José Craveirinha será anunciado numa cerimónia a realizar-se no Salão Nobre do Conselho Municipal de Maputo, às 16 horas desta segunda-feira.

 

No ano do centenário de nascimento de um dos poetas mais importantes em língua portuguesa, há Prémio de Literatura José Craveirinha. À semelhança da última edição, a cerimónia de divulgação e entrega do galardão irá acontecer na Cidade de Maputo. No entanto, o local altera. Desta vez, o público está convidado a juntar-se no Salão Nobre do Conselho Municipal de Maputo, neste dia 23 de Maio, a partir das 16 horas.

Organizado pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), em parceria com a Hidroeléctrica da Cahora Bassa (HCB), o maior galardão literário nacional premeia a carreira e o percurso de um autor moçambicano, como forma de reconhecer a importância da sua obra em prol da arte e da cultura moçambicanas.

A cerimónia de divulgação do prémio literário, esta segunda-feira, será aberta pelo Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche. A seguir a essa intervenção de boas-vindas, Sheila Mahoze será convidada a partilhar uma performance musical. Ora, o programa da cerimónia prevê ainda a intervenção do Secretário-Geral da AEMO, Carlos Paradona, do PCA da Hidroeléctrica da Cahora Bassa, Boavida Muhambe, e da Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

O presidente do júri da edição 2022 do Prémio de Literatura José Craveirinha é o escritor e ensaísta Luís Cezerilo, a quem caberá a leitura da acta que anuncia o grande laureado.

Ano passado, o autor premiado foi Armando Artur, porque, segundo disse o júri, na altura constituído por Teresa Manjate (Presidente), Ungulani ba ka Khosa, Adelino Timóteo, José Castiano e Manuel Tomé (em representação da HCB), o poeta propõe-se, do ponto de vista estético, a reinventar o ser por via da linguagem e por instaurar uma forma própria de escrever poesia.

Até aqui, o autor laureado Prémio de Literatura José Craveirinha leva para casa 25 mil dólares (mais ou menos um milhão e seiscentos mil meticais).

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos