O País – A verdade como notícia

Venâncio Calisto estreia peça e lança livro em Portugal  

O actor e encenador Venâncio Calisto estreia a sua primeira criação em Portugal e publica, em livro, a sua primeira peça de teatro, na companhia das actrizes Marina Campanatti e Vânia Luz, do Brasil e Cabo Verde, respectivamente.

“O alguidar que chora ou a história das pedras que falam” é fruto de um processo colaborativo entre o encenador e as actrizes iniciado em Julho deste ano, na Casa Mocambo, em Lisboa, onde foi apresentado, em Setembro, o primeiro resultado do projecto, no formato de leitura encenada.

De acordo com a nota de Calisto, construído a partir de improvisações, discussões e troca de impressões artísticas e pessoais “O alguidar que chora ou a história das pedras que falam” é um questionamento sobre o silenciamento e todo tipo de opressões, tendo a figura da mulher como a metáfora da luta por um mundo mais humano.

A dramaturgia do espectáculo, adianta Calisto, dialoga uma série de referências teatrais, desde as formas tradicionais africanas (performance ritual), passando pela comédia dell’arte e as correntes do teatro contemporâneo. O discurso cénico explora a diversidade cultural que caracteriza o elenco, o que resulta numa polifonia sonora e visual, um convite para uma mágica viagem pelo diverso e rico território lusófono.

A música, composta e tocada em cena pela actriz Marina Campanatti em parceria com os músicos moçambicanos Rita Couto e Nandele Maguni combina ritmos tradicionais moçambicanos com os do Brasil e música ecletrónica, sublinhando assim a viagem temporal e espacial que serve de chão para esta história em que as pedras, finalmente, falam.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos