O País – A verdade como notícia

Venâncio Calisto é assistente de encenação no Odéon Thèatre d’lEurope em França

O encenador e actor Venâncio Calisto mudou-se de Portugal para França. No país de Simone de Beauvoir ou de Jean-Paul Sartre, o artista moçambicano encontra-se a estagiar como assistente de encenação no Odéon Thèatre d’lEurope, no âmbito da criação do espectáculo La Cerisaie de Anton Tchékhov, que integra a programação principal da 75ª edição do festival de Avignon, a realizar-se entre 05 e 25 de Julho.

Assim, ao longo de dois meses e meio, o actor, encenador e dramaturgo irá acompanhar o processo de criação do espectáculo co-produzido pelo Thèatre de l’Odéon e pelo Festival de Avignon, que conta com a encenação de Tiago Rodrigues, Director do Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, e com um elenco em que se destaca a participação da actriz Isabelle Huppert, uma das mais célebres actrizes do cinema francês e mundial.

Este é o maior projecto teatral em que Venâncio Calisto trabalha. Já agora, La Cerisaie ou O Ginjal, em português, é uma das mais importantes peças de Anton Tchekhov, mestre do drama moderno, apresentada pela primeira vez a 17 de Janeiro de 1904. A actualidade de La Cerisaie, mais de século depois, representa a genialidade do dramaturgo russo, um dos primeiros da sua época a quebrar com as convecções da dramaturgia clássica e a fazer do palco teatral um lugar para repensar o quotidiano e dar voz às pessoas simples e explorar a poeticidade da linguagem de todos os dias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos