O País – A verdade como notícia

Vem aí uma vaga de calor intenso nas regiões centro e sul do país

Há previsão de ocorrência de calor intenso, caracterizado por tempo muito quente e humidade baixa, com temperaturas máximas que poderão variar de 36 a 43 graus Celsius, esta terça-feira, em algumas províncias das regiões centro e sul.

Na província de Maputo, o calor far-se-á sentir, sobretudo, no distrito de Magude. Os distritos de Massingir, Chókwè, Chicualacuala, Mapai, Mabalane, Chigubo, Mandlakazi, Chibuto e Guijá serão os mais afectados em Gaza.

Em Inhambane, a onda de calor irá fustigar os distritos de Mabote, Panda e Funhalouro.

Na região centro, concretamente na província de Manica, os distritos afectados serão Machaze, Mossurize, Sussundenga, Vanduzi, Báruè, Macossa, Guro, Tambara e cidade de Chimoio e os distritos de Dondo, Caia, Gorongosa e Chemba, em Sofala.

Já na província de Tete, o calor será mais intenso nos distritos de Songo, Marara, Zumbo, Mágoè, Chifunde, Marávia, Moatize e na cidade de Tete.

Adicionalmente, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê mudança do estado do tempo, caracterizado pela ocorrência de ventos fortes, com rajadas até 60 km/h e agitação marítima com ondas até 4.0 metros, ao final do dia.

Em graus Celsius, as cidades da Beira, Chimoio, Tete e Quelimane poderão registar temperaturas máximas de 32, 38, 42 e 37 e mínimas de 24, 19, 26 e 25, respectivamente.

As cidades de Nampula, Pemba e Lichinga, na região norte do país, poderão atingir as máximas de 37, 30 e 31 e mínimas de 22, 25 e 17 graus, respectivamente.

Maputo poderá registar uma máxima de 29 e mínimas de  22. Enquanto isso, Xai-Xai, Inhambane e Vilankulo poderão registar máxima 31 e mínimas de 22, 24 e 21 graus Celsius, respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos