O País – A verdade como notícia

Varicela ataca crianças e deixa pais em pânico na cidade de Pemba

Foto: O Pais

Varicela, uma doença que era dada como erradicada no mundo, e em Moçambique em particular, tende a ressurgir em Pemba, capital de Cabo Delgado. O ressurgimento da doença foi confirmado por alguns pais, que levaram os seus filhos a diversas unidades sanitárias da cidade, com febres e borbulhas em todo corpo.

“Comecei a sentir dores de cabeça e febres, no dia seguinte acordei com borbulhas em todo corpo. Dão muita comichão, e quando arrebentam sai água”, explicou uma criança de oito anos de idade, que foi atendida no Centro de Saúde do bairro Cimento.

A suposta varicela está a afectar apenas crianças e a situação está a deixar alguns pais muito preocupados, devido a sua rápida propagação.

“Quando levei meu filho ao hospital, o técnico de saúde disse que era varicela, dias depois foram três filhos de um amigo, um que foi diagnosticado com a doença. Mais tarde comecei a ver crianças vizinhas com o mesmo problema. Isso é preocupante porque parece que esta doença já estava erradicada e agora está a ressurgir, deixa-nos assustados” confirmou Jonas Wazir, um pai que foi atendido no Centro de Saúde do bairro Cariaco.

Quase todos os doentes que foram atendidos nas unidades sanitárias ficaram curados em menos de uma semana, mas há famílias onde a doença está a circular entre as crianças.

“Quando levei o meu primeiro filho ao hospital, a enfermeira disse que era varicela, e antes de terminar a medicação que recebemos, comecei a ver as mesmas borbulhas no outro filho, e uma semana depois foi o terceiro, e todos esses foram ao hospital onde disseram que era a mesma doença”, confirmou  Raima Nduto, uma das várias mães que enfrentaram a doença.

A equipa do jornal “O País” procurou confirmar o suposto ressurgimento da varicela em Pemba, mas as autoridades da saúde não estavam disponíveis para esclarecer sobre a doença que tende a propagar-se pela cidade.

Varicela é uma doença caracterizada por borbulhas em todo corpo, e em Moçambique foi erradicada há mais de 20 anos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos