O País – A verdade como notícia

“Vamos txunar Maputo”

Foi debaixo de sol intenso que Eneas Comiche, cabeça-de-lista da Frelimo na cidade de Maputo, começou a sua corrida para o regresso à presidência do principal município do país. Depois de participar nas celebrações do Dia das Forças Armadas, na Praça dos Heróis, Comiche dirigiu-se ao Bairro das Mahotas para lançar a sua campanha.

Coube a Margarida Talapa, chefe da brigada central da Frelimo na cidade de Maputo apresentar o cabeça-de-lista aos munícipes.

Perante centenas de populares, Comiche prometeu mudanças profundas, caso saia vencedor do escrutínio de 10 de Outubro. Com enfoque na juventude, o cabeça-de-lista usou linguagem simples e vulgar para transmitir o seu manifesto. “Bairro a bairro vamos txunar Maputo. O programa para o quinquénio 2018-2023 que eu encabeço tem como objectivo colocar Maputo como uma das melhores cidades africanas”, prometeu.  

Ainda no seu manifesto, o cabeça-de-lista da Frelimo na cidade de Maputo propõe-se a criar grupos de bombeiros voluntários nos bairros e reduzir a burocracia, através de acções de combate à corrupção.

No final do showmício, Eneas Comiche exibiu perante os presentes alguns passos de dança. E destacou os pontos importantes do seu manifesto eleitoral.

Boa governação e combate à corrupção

Destacamos o projecto “Maputo transparente e livre de corrupção”, que vai melhorar a prestação de serviços públicos, reforçar a integridade da administração municipal, bem como simplificar e informatizar os processos e procedimentos administrativos, visando a redução do tempo de espera na resposta às petições dos munícipes, prevenir actos de corrupção e responsabilizar exemplarmente os infractores. O projecto visa, ainda, assegurar o aprofundamento da participação dos munícipes nos processos de tomada de decisões sobre o desenvolvimento local a nível dos distritos municipais e bairros.

Consolidação da unidade nacional

Vamos promover a inclusão económica e social dos munícipes na vida do bairro e do município; desenvolver o projecto “Maputo seguro”, com o objectivo de reforçar a ligação Polícia-comunidade, de modo a garantir segurança, tranquilidade e bem-estar dos munícipes, assim como promover a formação de grupos de bombeiros voluntários nos bairros, como força de intervenção de primeira linha.

Desenvolvimento social e humano

O nosso enfoque é no desenvolvimento do capital humano, um activo central e incontornável para o desenvolvimento do município. Por isso, vamos promover a melhoria da qualidade de ensino, reabilitar e ampliar os centros e serviços das unidades sanitárias, melhorar o atendimento nos serviços de saúde pública. Desenvolver um quadro institucional para facilitar o envolvimento do sector privado em acções de emergência nos bairros. Vamos criar o projecto “Vida Jovem”, que visa melhorar e alargar as oportunidades para os jovens e promover a melhoria da qualidade de vida da juventude. Vamos promover oportunidades de acesso à educação, emprego, auto-emprego e serviços jurídico-legais.

Desenvolvimento de infra-estruturas

Vamos construir e reabilitar a rede de estradas de terra e pavimentadas, incluindo os respectivos sistemas de drenagem e saneamento; vamos construir passeios e ciclovias nos distritos municipais KaMpfumu, KaNhlamankulu, KaMaxaqueni, KaMavota, KaMubukwana, KaTembe e KaNyaka. Os distritos municipais KaTembe e KaNyaka merecerão uma atenção especial, como parte da implementação dos novos planos de urbanização.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos