O País – A verdade como notícia

“Vamos criar base de dados dos nossos atletas”

Uma das metas tornada pública pelo novo Presidente da Federação Moçambicana de Desportos para Deficientes, José Macuácua, na sua tomada de posse esta Quinta-feira para dirigir, nos próximos quatro anos, os destinos desta agremiação.

José Macuácua interrompe, assim, gestão de Jorge Bai-Bai que durou 19 anos. Macuácua diz que quer oficializar a federação ao mesmo tempo que pretende reconhecer o esforço dos atletas que ao longo dos ano, não raras vezes, elevaram o nosso de Moçambique conquistando medalhas em provas internacionais.

Entretanto, mais do que isso, o empossado diz os atletas precisam se consciencializar obre a Status que adquirem ao representar ao se tornarem referencias no Pais.

"Temos muitas prioridades mas também queremos trabalhar o lado psicológico dos atletas. Os nossos atletas um dia erguem nossa bandeira além fronteira e no dia seguinte vivem como mendigos. Queremos evitar isso"

Macuacua também quer massificar o desporto para deficientes e juntar vários intervenientes à esta causa.

"Queremos ampliar o nosso raio de acção. Desejamos ter mais intervenientes como agentes económicos para ajudarem nos nesta empreitada. Estamos empenhados em criar base de dados dos nossos atletas, o que vai nos permitir conhecer o percurso e história de cada um", argumentou Macuácua.

Será o segundo presidente na história da Federação Moçambicana de Desportos para Deficientes.

Jorge Bai-Bai diz que sai e deixa uma Federação sem dinheiro mas também sem divida.

"Não deixamos nenhum dinheiro. Não há nenhum centavo. Foi um trabalho de voluntariado o que nos desenvolvemos nesta federação. Talvez eles consigam meter algum dinheiro", disse Bai-Bai, para quem esta agremiação desportiva sempre sobreviveu de doações, por isso desengane-se quem pensa em tirar dela algum beneficio financeiro.

"Não há dinheiro e nunca houve. As pessoas não podem pensar que vai tirar algum proveito daqui. Nos vivíamos de doações", finalizou.

O anterior presidente só vai terminar a entrega de pastas ao novo elenco directivo  na próxima  segunda-feira.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos