O País – A verdade como notícia

Vale Moçambique defende que o MYL pode inspirar jovens a tornarem-se líderes

É o entendimento de uma das maiores mineradoras do mundo e parceira do projecto Mozefo Young Leaders. Para a Vale esta plataforma é, por excelência, um centro de exposição de referências que podem guiar os jovens moçambicanos a assumirem a liderança e os destinos do país.

 

Em Moçambique há cerca de 15 anos e virada para a exploração de carvão mineral na província de Tete, a empresa Vale Moçambique é parceira do Mozefo Young Leaders. Esta multinacional entende que a plataforma poderá ajudar os jovens a ter referências. “Quando olhamos para uma plataforma desta natureza, entendemos que é um grande centro de criação de referências para que os jovens se inspiram e possam atender aos desafios do futuro”, defendeu Leonardo Xerinda, representante da empresa.

A empresa explicou ainda que que os objectivos defendidos pelo projecto Mozefo Young Leaders alinham-se à filosofia da empresa que tem na juventude a sua força motriz. “Desde o início das nossas operações, temos apostado na juventude. A título de exemplo, anualmente temos um programa extenso de estágios de oportunidade a jovens recém-formados para que façam parte da empresa em diferentes áreas tais como: engenharia de minas, engenharia mecânica, administração de empresas, entre outras. Estes jovens vêm e são expostos ao ambiente de trabalho e são assistidos por profissionais experientes”, disse o representante para depois avançar que só em 2019 mais de mil jovens participaram desse programa. “Foram por volta de 1700 jovens que participaram do programa de training internacional, e desse número, os seleccionados tiveram a oportunidade de fazer parte de programas de desenvolvimento em Moçambique e nas outras operações da nossa empresa”, detalhou Xerinda.

O representante da Vale Moçambique aproveitou a ocasião para convidar outras empresas a fazerem parte da mudança e a se juntarem à iniciativa. “Que a nossa participação sirva de exemplo para outras empresas e ou organizações para que possam se associar a esta iniciativa que contribui para o desenvolvimento económico do país”, desafiou.

Recorde-se que a Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, sendo que em Moçambique, conta com 11 mil trabalhadores, na sua maioria jovens.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos