O País – A verdade como notícia

Vale diz que produção de carvão baixou de 15 para 12 milhões de toneladas

Segundo o relatório de produção e vendas do grupo Vale a produção do carvão do grupo brasileiro foi revisto em baixa, de 15 milhões para 12 milhões de toneladas este ano.

Ainda de acordo com o relatório a revisão em baixa decorre do facto de a subsidiária Vale Moçambique estar a rever os processos e os planos de exploração da mina de Moatize, para fazer de 2018 o ano da estabilização, noticiou o Macauhub.

Algumas das acções que farão de 2018 “o ano da estabilização”, garantindo dessa forma o aumento de produção já em 2019 e anos seguintes, incluem a remoção de material não-aproveitável, abertura de novas secções mineiras e preparação de novos poços.

O director executivo da subsidiária moçambicana do grupo brasileiro Vale, Marcelo Tertuliano, anunciou ter a empresa encerrado o primeiro semestre com uma dívida de 7,9 mil milhões de dólares, número que representa um aumento de 100 milhões de dólares relativamente ao montante contabilizado no final do primeiro trimestre.

Chuvas, custos operacionais elevados e a apreciação da moeda moçambicana, o metical, figuram entre as principais causas que terão influenciado negativamente o desempenho da empresa no decorrer do segundo trimestre.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos