O País – A verdade como notícia

Vale avança com reflorestamento da Mina de Moatize

A empresa Vale Moçambique já reflorestou mais de 260 hectares de terra à volta do Complexo Mineiro de Moatize, em Tete. Só em 2020, a empresa recolheu cerca de 650 quilos de sementes de 30 espécies florestais nativas e plantou mais de 54 mil mudas.

Segundo um comunicado da empresa Vale Moçambique, concessionária do projecto de exploração de carvão mineral em Tete, o Reflorestamento da Mina de Moatize tem como objectivo conservar a biodiversidade da mata local e implantar uma cortina verde sobre o muro que separa a área mineira das comunidades circunvizinhas. A iniciativa enquadra-se no Plano de Gestão Ambiental que tem como objectivo garantir uma mineração sustentável e amiga do meio-ambiente.

Para a mineradora, as preocupações ambientais passam, ainda, pela promoção de iniciativas contínuas junto das comunidades circunvizinhas. Entre os meses de Janeiro e Dezembro do ano passado, a Vale doou cerca de 4.500 espécies de mudas de árvores de fruto, em todos os bairros das comunidades do distrito de Moatize. Segundo Paulo Bueno, gestor do meio ambienta na Vale, a empresa tem um plano ambicioso para Moatize.

“A Vale pretende garantir uma operação ambientalmente responsável, pois a sustentabilidade do planeta é muito importante para a continuidade do negócio”, disse Bueno, que acrescentou que, em Moçambique, a Vale introduziu o mesmo padrão de excelência ambiental implementado nos outros países onde a empresa opera.

No Complexo Mineiro de Moatize, a Vale possui um viveiro de mudas onde reproduz e desenvolve as plantas que são usadas para o reflorestamento ambiental. O resultado deste projecto de revegetação, em muito se deve a tecnologia moderna utilizada no viveiro.

Desta forma, a Vale Moçambique aproxima-se cada vez mais às comunidades que a cercam, permitindo a contínua preservação do meio ambiente. Refira-se que o reflorestamento ambiental garante a melhoria da qualidade do ar, funcionando também como um elemento para a redução do calor.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos