O músico passará a representar a marca ao nível nacional e internacional para a divulgação e venda da cultura nacional
O músico Valdemiro José passa desde hoje a assumir a posição de chanceler do Mussika, nome que em echuabo significa mercados. Trata-se de uma plataforma digital criada na província da Zambézia pelo centro de estudos para o desenvolvimento da Zambézia. A mesma vai vender e divulgar produtos e marcas. Assim, Valdemiro passa a representar Mussika ao nível nacional e internacional na divulgação da marca enquanto mercado da indústria cultural na província.
“Com o Mussika, os fazedores da cultura no país passam a ter uma plataforma na qual podem integrar as suas obras, e cada um através de um smartphone ou computador comprar obras dos artistas. No final uma percentagem vai para o Mussika e outra para o músico ou fazedor da cultura”, disse Paulo Bonde, Director do centro de estudos para o desenvolvimento da Zambézia.
Referiu ainda que na plataforma Mussika está disponível uma categoria designada arte e cultura. Nela os artistas nacionais e internacionais terão uma galeria digital onde “cada um de nós dentro ou fora do país poderá aceder as obras quer de artistas plásticos, músicas, livros e por vias disso pagar e ter acesso na sua casa através de um sistema de entrega já criado”.
Já Valdemiro José, músico e chanceler da plataforma, referiu que assumiu a proposta na visão de que “juntos podemos sair do convencional para o digital, para a tecnologia, para o mundo. Eu vejo Mussika como um mercado que surge na Zambézia para o mundo.
Já o Governador da Zambézia, Pio Matos, destacou o papel que a plataforma pode desempenhar na vida dos músicos e outros artistas da província. “Nós queremos, através da imagem do Valdemiro José, promover, alavancar, queremos que ele sirva daquele ponto onde se nós colocarmos uma alavanca vamos levantar a província da Zambézia, “disse.
Artistas presentes nas cerimónias dizem que Mussika pode ser um mercado de vendas de obras
a ter em conta na vida do artista.
Sabe-se que o Governo, através do Ministério da Cultura e Turismo, disponibilizou dois milhões de meticais para apoiar a abertura daquela plataforma com intuito de promover e colocar na plataforma locais turísticos da província, mas fundamentalmente apoiar os fazedores das artes através da disponibilização de conteúdos no mercado digital, onde os artistas podem tirar vantagens comparativas.