O País – A verdade como notícia

Vacinadas mais de quatro milhões de pessoas contra COVID-19 em 28 dias

Foto: O País

Desde o dia 20 de Outubro, mais de quatro milhões de pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 nesta terceira fase da campanha de vacinação, que tem como previsão imunizar sete milhões de pessoas, com idades superiores a 30 anos de idade.

Deste número pouco mais de um milhão de pessoas já estão completamente vacinadas. Segundo o director da Campanha de vacinação massiva, Ivan Manhiça, por dia, em média, cerca de 150 mil pessoas são vacinadas em todo o país. Em dias de mais movimento, o número ultrapassa os 200 mil e, aos fins-de-semana, vacinam-se pelo menos 100 mil pessoas.

“Volvidos cerca de 30 dias, já fizemos um pouco mais de 50 por cento daquilo que esperamos fazer até Março de 2022, o que significa que o balaço é positivo”, disse.

Conforme explicou a fonte, a primeira fase tinha como previsão 15 dias para administração da primeira dose, ou seja, terminaria a 03 de Novembro, mas, por conta da adesão e da disponibilidade de vacinas, o fim passou para 16 deste mês e, mais uma vez, foi alargado para 27 de Novembro em curso.

“Enquanto tivermos disponibilidade de vacinas, vamos continuar a vacinar para que, de forma mais rápida, tenhamos mais pessoas vacinadas e tenhamos mais pessoas protegidas contra COVID-19, pois, acelerando a vacinação, conseguiremos enfrentar sem grandes problemas a quarta vaga da pandemia”, referiu Manhiça.

Assim, segundo o director do programa, depois de 27 de Dezembro, iniciará a administração da segunda dose da vacina, que será interrompida de 20 de Dezembro a 05 de Janeiro de 2022.

O fim da terceira fase está previsto para Março de 2022. “No nosso país, usamos três vacinas, a Jhonson & Jhonson que é de dose única, temos a Verocell cujo intervalo entre as duas doses é de 21 dias e que será concluída a toma da segunda dose ainda este ano, e temos também a AstraZeneca cujo intervalo entre as doses é de oito semanas”, descreveu a fonte.

Desde o início da vacinação em Março deste ano, já tomaram a primeira dose mais de seis milhões de pessoas e, dessas mais de três milhões de pessoas, já estão completamente vacinadas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos