O País – A verdade como notícia

Vacinação massiva contra COVID-19: arranca amanhã administração da 2ª dose da VeroCell

Foto: Notícias ao Minuto

A informação foi avançada, ontem, pela directora-adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe. A dirigente, que falava durante a conferência habitual do Ministério da Saúde à imprensa, disse que a acção se enquadra na campanha de vacinação massiva que decorre no país.

A partir desta quarta-feira, começam a tomar a segunda dose da vacina contra a COVID-19 todas as pessoas que foram inoculadas à base da vacina chinesa VeroCell.

Segundo Benigna Matsinhe, passam 21 dias desde a administração da primeira dose da vacina, pelo que apela às pessoas que a receberam para “verificarem nos seus cartões de vacinação a data indicada para apanharem a segunda dose”.

“Lembramos que os que receberam a vacina da Johnson & Johnson, esta é de dose única, sendo que, por si só, já está garantida a imunidade e, por isso, estão fora do grupo as pessoas que devem receber a segunda dose”, acrescentou a responsável.

O Governo pretende inocular cerca de 17 milhões de pessoas com mais de 15 anos, até aos finais de 2022.

Desde o anúncio do primeiro caso em Março do ano passado, Moçambique contabiliza 1.808 óbitos e 143.127 casos positivos, dos quais 88% recuperados da doença.

A doença respiratória é provocada pelo SARS-CoV-2, detectado nos finais de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e, actualmente, com variantes identificadas em diferentes países, como Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos