O País – A verdade como notícia

Há cidadãos que ainda não sabem como se inscrever para tomar vacina da COVID-19

Quando falta menos de um dia para o arranque da campanha de vacinação massiva contra a COVID-19, em todo o país, ainda há pessoas que não sabem que devem fazer o pré-registo, nem sequer conhecem a data do início da imunização.

A nossa equipa de reportagem visitou alguns terminais de transporte público de passageiros e a realidade foi espantosa.

“Não sei exactamente como fazer. Acho que é só me dirigir para um posto de saúde e fazer a vacinação”, referiu Júlio Simão, cobrador de transporte semi-colectivo.

“Não sabemos onde nem o dia em que iremos vacinar”, referiu outro cobrador.

Enfim, não são só os transportadores semi-colectivos que desconhecem as regras do processo, há na lista idosos que não foram abrangidos nos processos anteriores de vacinação, como conta Paulina, idosa de 54 anos de idade e Mandlate, de 52 anos.

“Já ouvi falar que há vacinas que estão a chegar ao país, mas não sabia que nós também já podíamos vacinar, nem sabia que iniciava amanhã”.

Entretanto, apesar do desconhecimento, alguns mototaxistas apelam às autoridades de saúde para mudarem de estratégia.

“As entidades competentes deviam organizar brigadas móveis para cada ponto identificado dos txopelistas, para evitar aglomerados nos postos de vacinação. Nós somos muitos e os nossos pontos são conhecidos. Seria mais fácil para nós”, disse Laichela Maísse.

Contudo, os cidadãos abrangidos nesta fase de vacinação mostraram-se entusiasmados pela iniciativa.

“Nós trabalhamos com muitas pessoas que não sabemos de onde vêm, por isso acho importante tomarmos a vacina”, disse um motorista de transporte semi-colectivo.

“Até agora, não sei o que vai defender-me desta doença, por isso vou tomar a vacina e apelo aos meus colegas a fazerem o mesmo, para o bem de todos nós”, exortou Machava, mototaxista.

O processo de pré-marcação, na cidade de Maputo, decorre de 02 a 12 de Agosto e o sector da saúde disponibilizou mais de 40 postos de pré-registo, distribuídos em todos os distritos municipais: “cinco no distrito Municipal KaMphumo, doze no KaLhamanculo, sete no KaMaxaquene, doze no KaMubukwana e KaMavota, cinco em KaTembe e três postos no distrito municipal KaNhaca”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos