O País – A verdade como notícia

USAID financia construção de armazém de medicamentos na Zambézia

Entrou, hoje, em funcionamento no distrito de Mocuba, província da Zambézia, o Armazém Intermediário de Medicamentos, financiado pela USAID num investimento na ordem de 2.5 milhões de dólares. O armazém vai beneficiar pelo menos dois milhões de habitantes, abrangendo 93 unidades sanitárias.

“Os armazéns vão conservar medicamentos para salvar vidas dos residentes da província da Zambézia.  Estamos felizes porque os enfermeiros e médicos vão trabalhar com os doentes, administrando suplementos médicos como de HIV/SIDA e malária disponíveis e em bom estado de conservação. Nos alegra bastante poder contribuir junto do governo na melhoria de vida da população”, disse Monique Mosolf, representante da USAID.

O referido armazém, inaugurado pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, tem capacidade para 720 paletes e vai beneficiar a seis distritos da zona norte da província,  nomeadamente: Mocuba, Milange, Lugela, Maganja da Costa, Mocubela, Mulevala e Pebane.

De acordo com o ministro, com o empreendimento a “provisão dos medicamentos passa a ser directa para as unidades sanitárias espalhadas um pouco por aqueles distritos. Isso vai melhorar o encurtamento bem como poupar custos de transporte, para além de que os medicamentos  ficam em melhor estado de conservação”, disse Tiago.

O dirigente fez saber que o empreendimento é o terceiro a entrar em funcionamento, depois de inaugurado um outro Armazém Intermediário no distrito de Vilankulo, província de Inhambane e em Chimoio, província de Manica.

As obras compreendem prateleiras para armazenar medicamentos, armazém de químicos, depósito de água, com capacidade de dez mil litros e depósito de área de lixo.

No global já foram aplicados 7.3 milhões de dólares para a construção de depósitos intermediários de medicamentos em Mocuba, Ile e Mopeia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos