O País – A verdade como notícia

UP gradua mais 800 estudantes

Mais de 800 estudantes foram graduados, hoje, pela Universidade Pedagógica (UP). Na cerimónia de graduação o Ministro do Ensino Superior e Técnico-profissional, Jorge Nhambiu, instou aos recém-graduados a usarem o seu conhecimento para o desenvolvimento socioeconómico e manutenção da paz no país.

“Não foi fácil. Foi difícil, uma vez que a língua não é nossa, mas com esforço fora do normal, acabei conseguindo”, declarou Lucas Cossa, um dos graduados.  

“Fiquei grávida no meio do curso e foi uma gravidez complicada, mas também consegui”, disse Celeste David.

Estes são relatos de quem sentiu na pele os obstáculos que teve que enfrentar para conquistar um sonho almejado por muitos e conseguido por poucos: concluir o nível superior.

Terminada a sua formação, o país espera que esses contribuam, através dos conhecimentos adquiridos durante a formação, para o desenvolvimento socioeconómico, estabilidade social e sobretudo para a manutenção da paz.

“A todos graduados, gostaríamos de exortar a exercerem de facto as vossas presentes ou futuras profissões com sabedoria e dignidade, segundo os preceitos de ética, respeito e justiça social, ao serviço do povo moçambicano”, exortou Jorge Nhambiu, Ministro do Ensino Superior e Técnico-profissional.

Apesar da UP ter graduado neste ano pouco mais de quatro mil estudantes, Jorge Ferrão diz que este número representa um decréscimo quando comparado com os anos anteriores, e explica as razões. “Começando pela redução da oferta de cursos nos últimos anos, passando pelo maior rigor no apuramento dos resultados e terminando na reduzida disponibilidade de docentes para acompanharem a grande demanda que a UP ainda demonstra”.    

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos