O País – A verdade como notícia

UniLúrio entre universidades vencedoras do Knowledge Exchange Awards 2020

A Universidade Lúrio (UniLúrio) foi galardoada com o prémio de melhor equipa do ano nos Knowledge Exchange (KE) Awards 2020, pela iniciativa de promoção do impacto do conhecimento gerado pelas universidades na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), através de parcerias Academia-Indústria.

Além da UniLúrio, a Universidade de Cambridge, o Instituto de Pesquisa e Inovação Tecnológica do Botswana, a Cambridge Enterprises e a Universidade da Namíbia foram igualmente galardoados com o mesmo prémio e pelo mesmo motivo.

Abordando a necessidade de desenvolver pesquisa e capacidade tecnológica na SADC, a equipa desenvolveu uma acção e definiu estruturas e práticas de troca de conhecimento entre a Academia e a Indústria, propícias à prosperidade local, segundo explica uma nota da UniLúrio enviada ao “O País”.

“O avanço desses ecossistemas de inovação da academia e da indústria é importante para as instituições de ensino superior que buscam gerar impacto nessas regiões, como observam as análises dos subsídios do Newton Fund e do GCRF, o fracasso em lidar com a difusão da inovação nos países alvo é um grande obstáculo para alcançar as metas definidas nos financiamentos atribuídos para o seu desenvolvimento”, lê-se no documento.

A equipa internacional de troca de conhecimento do Reino Unido, Botsuana, Moçambique e Namíbia co-criou e deu a iniciativa – convocando mais de cinquenta colaboradores de dez instituições de pesquisa e dezassete casos reais de troca de conhecimento da SADC sobre aquicultura, agricultura, tratamento de água, conservação, clima mudança e abordagens tecnológicas e indígenas baseadas em conhecimento à saúde, refere-se no mesmo comunicado.

O programa foi iniciado por um workshop no Botsuana que definiu prioridades de infra-estrutura e políticas para a identificação, protecção e aplicação eficientes de inovações promissoras na SADC e para a criação de capital humano, social e cultural local.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos