O País – A verdade como notícia

UniLicungo realiza simpósio sobre Terra sonâmbula

Foto: Passei Direto

Nos dias 29 e 30 de Setembro, a Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo (UniLicungo), sedeada na Cidade da Beira, irá realizar um simpósio sobre Terra sonâmbula, de Mia Couto. Os interessados em participar podem submeter candidaturas.

Em 1992, Mia Couto publicou o seu primeiro romance, Terra sonâmbula, e, com efeito, a obra literária destacou-se em Moçambique, em África e no mundo. Reconhecendo a importância do livro na ficcionalização de uma certa realidade e, igualmente, na preservação da memória colectiva moçambicana, a Faculdade de Letras e Humanidades da Universidade Licungo (UniLicungo), está a preparar um simpósio sobre Terra sonâmbula, previsto para acontecer nos dias 29 e 30 de Setembro.

O evento que pretende celebrar a escrita de Mia Couto irá acontecer de forma híbrida, ou seja, virtual e presencial, a partir da sede da Faculdade de Letras e Humanidades, na Cidade da Beira. “Como uma instituição preocupada com a pesquisa, consideramos importante celebrar este momento que traduz a mudança de paradigma de produção literária, através da emancipação das artes e da própria literatura”, disse, esta segunda-feira, António Domingos Braço, Director da Faculdade de Letras e Humanidades da UniLicungo.

Com o simpósio dedicado ao livro Terra sonâmbula, a organização pretende “potencializar o momento e criar uma celebração”. Por isso, todos os investigadores e estudantes de graduação e pós-graduação estão convidados a submeter propostas para o simpósio.

As actividades do simpósio incluem conferências, comunicações, debates e lançamentos de livros sobre Terra sonâmbula. Entre os participantes, esperam-se pesquisadores de Moçambique, Angola, Cabo Verde, Portugal, Brasil e Espanha. “Serão dois dias de intenso debate científico e compartilhamento de aspectos ligados à arte e à própria questão das culturas”, garantiu o Director da Faculdade de Letras e Humanidades da UniLicungo.

Enquanto o simpósio não arranca, os interessados, primeiro, deverão submeter um resumo da proposta de apresentação, até 4 de Julho, através de e-mail disponibilizado pela Faculdade de Letras e Humanidades da UniLicungo. A fase seguinte será da notificação dos resumos aprovados, até 29 de Julho. A terceira fase será do período de inscrição, até 5 de Agosto. A quarta etapa será da inscrição sem comunicação, até 31 de Agosto. Por fim, a submissão do texto final, que será publicado em livro em 2023, deverá ser feita até 30 de Dezembro de 2022.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos