O País – A verdade como notícia

UniLicungo e UniZambeze “estão preparadas para retoma às aulas”

Algumas instituições de ensino superior já estão a preparar-se para a retoma às aulas. Sem datas previstas, a UniLicungo e a UniZambeze, garantem que estão preparadas para o regresso às aulas.

Segundo o reitor da UniLicungo, Boaventura Aleixo, para que se recupere o “tempo perdido” mas com medidas que garantam a segurança, a universidade está a reinventar-se para se adaptar ao “novo normal”.

“Tomamos todas as precauções e observamos todas as medidas que foram recomendadas pelas autoridades, especialmente as relacionadas com o distanciamento social, nas salas de aulas, por exemplo, respeitamos o distanciamento previsto”, disse Aleixo.

O académico explicou que, para garantir o distanciamento, as turmas serão divididas em duas ou três e foram introduzidas novas metodologias, como a lecionação em blocos.

“Reorganizamos o currículo e o calendário académico. Estamos também atentos às medidas de higienização, a medicação de temperatura e criamos um espaço que permita atender alguns casos suspeitos, enquanto recorremos as autoridades competentes”, avançou o reitor.

Já o reitor da UniZambeze, Roque Santos, diz que tem um terço dos estudantes que não participam de aulas através de plataformas digitais, introduzidas em Abril.
Entretanto a universidade estava a prever o início das aulas presenciais para o passado dia seis, e neste momento estão reajustar o calendário académico.

“Sob o ponto de vista físico (infra-estrutura) e pedagógico as instituições estão preparadas, estamos a garantir que haja distanciamento no recinto escolar, que sejam evitadas a partilha de material e que os estudantes evitem, maior aproximação, o que será um desafio”, disse.

Roque Santos, revelou que a universidade está em contacto com a Metrobus (que opera apenas em Maputo) para garantir o transporte dos estudantes, naquele ponto do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos