O País – A verdade como notícia

União Europeia reúne-se para validar missão de formação militar em Moçambique

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem-se na segunda-feira, em Bruxelas, para aprovar uma missão de formação militar em Moçambique.

Após, em 30 de Junho, os representantes permanentes dos Estados-membros junto da UE terem endossado o conceito de gestão de crise, da futura missão de formação militar, em Moçambique, os chefes das diplomacias europeias deverão dar agora a aprovação final à missão EUTM Moçambique, escreve o Notícias ao Minuto.

Tratando-se da primeira missão a ser financiada através do novo Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, composto por 5 mil milhões de euros, o objectivo da EUTM Moçambique será, segundo fontes europeias, o de “treinar as companhias de forças especiais moçambicanas, para que desenvolvam uma reacção de força rápida, que permita mudar a situação em Cabo Delgado”.

Além da aprovação da missão de formação militar em Moçambique, os chefes das diplomacias europeias, também, irão ter um almoço de trabalho com o recém-empossado ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Yair Lapid, que se deslocará a Bruxelas na segunda-feira.

O encontro servirá para inaugurar as relações bilaterais com o novo Governo israelita, que tomou posse em Junho, e perceber quais são as suas intenções no que se refere ao processo de paz no Médio Oriente e a questões de interesse mútuo, como a situação síria, iraniana e libanesa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos