O País – A verdade como notícia

União Europeia apoia Orçamento do Estado com 100 milhões de euros

A verba, correspondente a 8.3 biliões de meticais, destina-se à Educação, Acção Social e acesso aos serviços de saúde e não significa retoma do apoio directo ao Orçamento do Estado, porquanto o acordo fechado esta segunda-feira surge para um problema pontual: aliviar os efeitos da COVID-19.

E porque o histórico das dívidas ocultas colocou em causa a confiança que era depositada ao país, o embaixador da União Europeia em Moçambique, António Sachez-Benedito Gaspar explica que o uso do valor será fiscalizado.

E a menos de dois meses para o fim do ano 2020 e com a retoma gradual das aulas a decorrer, Verónica Macamo, titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação explica que metade dos 100 milhões de euros, ou seja, 4.1 biliões de meticais serão canalizados ainda este ano.

“A cerimónia da assinatura da Convenção tem lugar num período em que o índice das infecções de coronavirus no país tende a aumentar gradualmente, constituindo deste modo, uma dos maiores prioridades entre os desafios principais que o país enfrenta. Daí a importância particular desta cerimónia”, disse Macamo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos