O País – A verdade como notícia

Um tributo a David Goldblatt no CCFM

O Centro Cultural Franco Moçambicano recebe “cinco fotógrafos-Um tributo a David Goldblatt”, trata-se de uma exposição fotográfica que será apresentada por Alexia Webster, Jabulani Dhlamini, Mauro Vombe, e Pierre Crocquet e dirigida por John Fleetwood e David Goldblatt..

A exposição é um reconhecimento ao fotógrafo sul-africano de renome mundial, David Goldblatt, este projecto foi desenvolvido como uma exposição de homenagem do Instituto Francês da África do Sul para celebrar a exposição retrospectiva de Goldblatt.

Cinco fotógrafos-Um tributo a David Goldblatt inclui uma série de trabalhos de cada um dos fotógrafos que farão parte da exposição
 
 David Goldblatt nasceu em 1930 em Randfontein, África do Sul, começou a fotografar em 1948. O seu trabalho pessoal consistiu numa série de explorações críticas da sociedade sul-africana, várias das quais foram expostas e publicadas em forma de livro. O seu livro, Particulars, recebeu o prémio Arles Book Prize de 2004.

Em 2006, recebeu o Prémio Internacional da Hasselbla Foundation em Fotografia e, em 2009, o Prémio Henri Cartier-Bresson. Recebeu doutoramentos honoris-causa das Universidades de Cape Town, do Witwatersrand e de San Francisco Art Institute. O seu trabalho foi exposto em museus na África do Sul, Estados Unidos, Europa e Austrália e é mantido em várias colecções públicas e privadas.

David faleceu em Joanesburgo em Junho de 2018.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos