O País – A verdade como notícia

“Um dos caminhos para o desenvolvimento de África é a ligação das PME e o investimento estrangeiro”

No segundo painel de debate da Cimeira de Negócios EUA-África com o tema “Fazendo Negócios em Moçambique” Kekobad Patel, em representação ao sector privado destacou as transformações na área do turismo para a melhoria de negócios. Patel falou da recente revisão da política de vistos que permite a redução de sete dias para 30 minutos.

“Como é normal no processo de reformas persistem desafios”, disse

O painelista disse ainda que foi feito um acordo com o Governo para que os constrangimentos da descentralização e aumento de taxas de energia sejam ultrapassados.

“Estamos a trabalhar para acelerar o acesso universal da energia num ambiente de negócios competitivos. A nível do sector de turismo persistem desafios como, Minimizar a deficiência de transporte e redução das tarifas de voos domésticos”, acrescentou.

Para Patel um dos caminhos para o desenvolvimento de África é a ligação das Pequenas e Médias Empresas e o investimento estrangeiro.

Já o Primeiro Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, disse na sua intervenção que esta cimeira favorece a integração de Moçambique no mundo e que o tema escolhido para o debate “Fazendo Negócios em Moçambique” é fundamental no contexto de aprofundamento e dinamização dos países de África.

“Para atrair investimentos é necessário que haja a melhoria do ambiente de negócios, prevalência de um ambiente seguro, flexibilização dos procedimentos administrativos e menos burocracia, existência de serviços de apoio e ambiente macroeconómico previsível”, fundamentou o PM

Do Rosário frisou o facto de Moçambique ter registado no Doing Business um crescimento considerável no sector de energia e no turismo com a política de vistos e aumento de pontos fronteiriços.

Para terminar o Primeiro-ministro disse que os avanços registados no processo de paz e ambiente de negócios permite afirmar que Moçambique é um destino preferencial para investimento de negócios.

Isabel Macie destacou a importância do sector do turismo no desenvolvimento da economia do país

“A par da agricultura e energia, o turismo é um grande factor para o desenvolvimento de Moçambique”, disse Macie acrescentando que foi aprovado um plano estratégico para o desenvolvimento

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos