O País – A verdade como notícia

Último recurso de Lula chumbado

O último recurso do ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, na segunda instância da justiça, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, foi negado, hoje, segundo escreve Jornal de Notícias. A decisão foi tomada por unanimidade pela oitava turma de juízes.

Foi o derradeiro recurso que poderia favorecer Lula na segunda instância, quanto ao caso do triplex de Guarujá. Contudo, na prática, já não afetaria a pena de 12 anos e um mês de prisão que já se encontra a cumprir numa sala especial da Polícia Federal de Curitiba, desde o dia 7.

"Depois de analisar todas as ponderações da defesa, é manifesta a inadmissibilidade dos embargos. Não se pode permitir que a defesa busque rediscussão de aspectos já julgados", disse o juiz Nivaldo Brunoni no voto, que seguiu acompanhado pelos juízes Victor Laus e Leandro Paulsen, avança Jornal de Notícias, esclarecendo que, uma vez que foi confirmada a condenação e esgotaram-se os recursos na segunda instância, Lula fica inelegível pela Lei da Ficha Limpa.

Contudo, tal decisão ainda será remetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que analisará a candidatura do ex-presidente, o que deve acontecer depois de Junho. O Partido dos Trabalhadores pode formalizar a candidatura de Lula até 15 de Agosto e o TSE tem até 17 de Setembro para a aceitar ou não.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos